Tratamentos para crianças e adolescentes

Conheça alguns procedimentos de prevenção e outras orientações para o tratamento odontológico das crianças:

Fluor: O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário diminuindo o aparecimento de carie. Mesmo que a criança faça o uso de agua fluoretada a odontopediatria pode recomendar reforço de flúor, fazendo aplicações tópicas feitas no consultório, como medida de prevenção a partir dos quatro anos de idade.

Dieta: O controle da dieta talvez seja a meta mais difícil de ser alcançada, pois envolve mudança de hábitos alimentares de toda a família. Guloseimas como bolachas recheadas são alimentos que contém sacarose e amido e que tem alto potencial cariogênico, pois retém o açúcar na boca por mais tempo. Os adultos devem minimizar a sua utilização, restringindo a momentos em que seja possível escovar os dentes após a sua ingestão.

Traumatismo: É comum a criança cair e bater a boca, dependendo da intensidade do trauma, se não houver perda total, o dentinho pode ficar mole, escurecer na hora ou mais tarde e a gengiva pode sangras. Caso haja necrose da polpa ( nervo) é preciso tratamento de canal, para evitar a perda precoce do dente de leite. O mais adequado seja qual for a intensidade do trauma é procurar um odontopediatra para uma avaliação clínica e radiográfica.

RESPIRAÇÃO BUCAL, CHUPETA e DEDO.

A respiração bucal, o uso excessivo de chupeta ou hábitos aparentemente não prejudiciais, como chupas o dedo, prejudicam o crescimento da arcada dentaria e podem causar alterações dos músculos da face.

O acompanhamento odontológico semestral a partir dos três anos pode prevenir estes problemas se detectados no inicio, as alterações podem ser corrigidas com Ortopedia Funcional dos Maxilares com ou sem aparelhos.

ADOLESCENTES

A adolescência é a fase de desenvolvimento humano caracterizada como o período de profundas transformações.

Neste momento em que são revistos e consolidados valores e atitudes, requerendo, portanto, atenção e linguagem especial na comunicação para esta etapa são significativa na vida de cada individuo.

Inserindo o adolescente em idade entre 10 e 20 anos em programas educativos, preventivo e curativo, quando necessário enfocando o aspecto estético e cosmético são valorizados nesta fase.

Copyrights ©2014: Odontologia Gribel - Todos os direitos reservados | by wt sites