Celulas troco de dente de leite

Por que o dente de leite?

A polpa do dente de leite é uma fonte importantíssima para o isolamento de células-tronco mesenquimais. Essas células apresentam grande potencial de multiplicação para possíveis aplicações em futuras terapias. A possibilidade de aplicação no tratamento de diversas doenças (+ de 80) faz da coleta de células tronco dos dentes decíduos, uma possibilidade de melhora na qualidade de vida do indivíduo e da família, porque essas células são muito bem toleradas entre indivíduos distintos. Isto é, os irmãos, os pais, avós e tios podem usufruir deste tipo de tratamento.

A coleta é feita de forma pouco invasiva a partir de uma extração de dente decíduo com profissionais credenciados e capacitados para o procedimento, que depois encaminham o dente para um laboratório de criogenia para a coleta, a proliferação e o armazenamento das células-tronco retiradas da polpa dentária.

A época de coleta desse material é bastante extensa, entre os 6 e 12 anos, que corresponde ao período de troca dos dentes de leite. Estudos sugerem que a obtenção da polpa do dente de leite nessa idade possui maior concentração e viabilidade celular por ser mais jovem quando comparada às células-tronco obtidas a partir da dentição permanente.

Agende sua consulta

Agende sua consulta